Ronaldo, exemplo de Motivação e Superação

Ronaldo Luis Nazário de Lima é o nome completo de Ronaldo “Fenômeno”, R9 ou Ronaldinho. Hoje já se tem milhões de matérias em blogs e sites falando dele e sua história fenomenal, e não estou aqui para repetir tudo isso, vou tomar os exemplos dele para refletirmos que nós podemos aplicar também essa superação constante e motivação em nossas empresas, vidas e dia-a-dia.

Quantas vezes nos deparamos com problemas simples e complexos que nos abalam e fazem com que nós desistimos de sonhos, metas, objetivos e que nos deixa desmotivado?

Isso acontece toda hora, com milhões de pessoas e empresas em todo o mundo, que ao se deparar com um problema, têm medo de enfrentá-lo, encará-lo e superá-lo, levando a desistência desse objetivo, resolução de problema, meta, sonho e com isso desmotiva a si próprio (empresas e pessoas).

Isso leva a perda de oportunidades, experiência, conquista de sonhos, oportunidades de negociar dívidas, oportunidades  de conseguir um novo cliente grande e diversos fatores, simplesmente porque não teve persistência, não acreditou em si mesmo, não teve coragem, deixou se levar pelo MEDO, não acreditou que possa conquistar seu sonho e deu ouvidos as pessoas negativas, que não acreditam em você e no seu potencial.

Talvez você possa desistir da vida por um gravíssimo problema de saúde, talvez você possa desistir da sua empresa por uma perda de um grande cliente, desistir do sonho de ser médico, pois não consegue passar no vestibular, as dívidas continuam crescendo e você tem medo de negociar os valores, e outros vários pequenos e grandes problemas que nos deixam abalado, bloqueando possibilidades de reação.

Contusão-ronaldo

Contusão do Ronaldo

Problemas sempre vão existir para todas as pessoas e o que vai diferenciar vai ser a sua reação diante dele e sua dificuldade. Ronaldo teve uma das piores lesões no joelho na história do Futebol por 4 vezes, olhe a sua reação diante dos graves problemas:

1ª Lesão

A 1ª vez foi em 1996, ele fez uma raspagem para eliminar “corpos estranhos” da cartilagem que estavam se juntando ao tendão patelar e voltou normalmente a jogar. Um problema não muito grave que foi superado.

2ª Lesão

Em 1999, ele torceu o joelho e rompeu, em cerca de 20cm, o mesmo tendão patelar de outrora. Nessa ocasião já comentavam que seria o Fim de mais um ídolo, pois a recuperação era longa e difícil.

3ª Lesão

Após a operação e 6 meses de recuperação intensa Ronaldo voltou a jogar e aos 20min de jogo o tendão do joelho direito havia se rompido completamente e, novamente, vencia o talento de Ronaldo. Ele caiu e, em uma cena desesperadora, levou a mão ao local da dor. Com o choro estampado no rosto, recebeu a ajuda dos companheiros e rivais.

No ano de 2000 ele fez outra operação bem mais complicada, e todos achavam que Ronaldo já iria se aposentar e guardar as chuteiras, pois estava “debilitado”. Todos estavam “errados”, depois de 1 ano de Recuperação intensa, Ronaldo voltou a seleção Brasileira e foi Campeão da Copa do Mundo de 2002 e no mesmo ano foi nomeado pela 3ª vez o melhor Jogador do Mundo.

Após todos esses problemas e essa incrível superação e motivação em querer persistir e provar que pode passar por cima das dificultades, Ronaldo demonstrou a todos que seu sonho não iria terminar por problemas graves de lesão e foi contratado por outro grande Clube Europeu (Real Madrid). Ronaldo foi artilheiro e Campeão várias vezes com o clube em que atuava, até que em um momento começou a ter um desempenho ruim na equipe e mudou-se para um time da Itália, o Milan.

4ª Lesão – O Adeus de Ronaldo Fenômeno?

Chegando no Milan, Ronaldo foi um dos responsáveis pela ótima campanha do Clube na temporada, e após um tempo ele teve problemas de mau funcionamento da Glândula Tireóide, fazendo com que emagrecesse muito. Após essa recuperação, no dia 13 de Fevereiro de 2008 Ronaldo entrou em campo no lugar de Gilardino. Em sua 1ª jogada, Ronaldo novamente lesionou gravemente o joelho direito, fazendo com que o Milan terminasse o contrato com ele, pois não acreditava em sua recuperação da 4ª grave lesão. Não só o Milan, mas todos os clubes, imprensa e pessoas já achavam que seria  impossível Ronaldo se recuperar e voltar a jogar Futebol.

Por mais problemática em que se encontrava a situação, Ronaldo ainda acreditava em seu sonho e potencial, e foi novamente para uma difícil recuperação. Começou sua recuperação no Flamengo, e em Dezembro de 2008 foi contratado pelo Corinthians. Como todos já viram, foi Campeão Paulista e eleito o Craque do Campeonato.
[Atualização 12 de Julho de 2009]O Ronaldo ainda foi campeão da Copa do Brasil 2009 pelo corinthians, fazendo gols decisivos e garantindo o objetivo final dele e do Corinthians.

Acredite, Supere seus problemas e vá em frente

Diariamente milhões de pessoas estão sofrendo problemas de saúde, problemas financeiros, relacionamentos, insatisfação no trabalho, problemas na empresa e outros vários tipos de situações que forçam a nos deixar desmotivados e com medo de reagir, por mais persistente que sejamos.

Não aceite que esses problemas atrapalhem seus sonhos e suas metas, tenha um diálogo com a pessoa que você tem conflito, diga o que está sentindo e o motivo pelo qual está chateado. Ligue no Banco e Negocie sua dívida, faça um Planejamento Financeiro e separe uma quantia para poupar e colher frutos no futuro. Em todas as situações tenha um pensamento positivo, pode ter certeza que a situação irá melhorar.

Se a sua empresa não evoluiu, faça um estudo dos possíveis erros, faça um ótimo Plano de Negócios e e tente novamente que com certeza sua idéia irá para frente. Pense em todos os problemas que te colocam para baixo e desmotivam, e reflita o que pode ser feito para acabá-los, pois a desmotivação causa grandes perdas de oportunidades e nossa mente fica conturbada por esses motivos. A Motivação é o combustível para o sucesso, por isso persista, supera e vá em frente sempre.


Be Sociable, Share!

Tags: , , , ,

14 comentários para “Ronaldo, exemplo de Motivação e Superação”

  1. Camilo Vieira disse:

    Parabensss Gabrielll!!!
    Continue assim …focado!! está no caminho certo

  2. Fatima Fields disse:

    Excelente materia!
    Otimismo e motimacao eh tudo!
    Nunca desista de seus sonhos.Todos temos um poder muito grande dentro de nos, alguns sabem usa-lo outros nem tentam. Gabriel, continue mostrando o caminho – atraves de exemplos como este – a quem ainda nao aprendeu.

  3. @Fatima Com certeza, motivação é o que nos leva a uma vida que sempre sonhamos. Continuarei escrevendo, e espero que ajude as pessoas de alguma forma. Obrigado pela visita :)

    @Camilo Obrigado pelo apoio e pela visita.

  4. Rita Helena disse:

    Todos precisamos de MOTIVAÇÃO em todos os setores da vida, é ela o combustível ideal da superação e logo mais adiante o sucesso…Parabéns pela matéria!!!!!!!!!!

  5. Wanderley disse:

    Gabriel – Parabens !!!

    Continue sempre assim, buscando sabedoria, informação, conteudo positivo, para sua vida e ter o prazer de saber que muitas pessoas estão esperando e precisando do exemplo da motivação e superação.

  6. @Wanderley Obrigado, incentivo como o seu me motiva ainda mais para desenvolver ótimos artigos. Obrigado pela visita.
    @Rita Helena Grato, Concordo também que o sucesso é consequência desses fatores.

  7. Murilo disse:

    Motivação é o alvo do sucesso, continue nesse caminho de conquista e terás muitas vitórias !!

  8. mario lucio gomes nascimento filho disse:

    o RONALDO é o CARA todos sabem disso mas niguem acreditou nele eu tenho muita vontade de conhecer RONADO FENOMENO O MELHOR JOGADOR DO MUNDO SEMPRE FOI.
    A lesao dele foi lamentavel muito lamentavel mesmo mesmo assim ele ainda continua o melhor jogador do MUNDO flw RONALDO ainda vou aperta a sua mae e conversa com vc bastante isso sera um sonho q pode virar realidade e vai virar se DEUS quizer.

  9. mario lucio gomes nascimento filho disse:

    RONALDO VC E O CARA
    EU QUERO JOGAR AO SEU LADO
    SEMPRE SONHEI EM JOGAR AO SEU LADO AINDA MAIS NO MEU TIMAO CORINGAO O MELHOR TIME DO MUNDO QUANDO VC ENTROU FICO O MELHOR TIME DA GALAXIA…

  10. Magda C.G. Catalane disse:

    Gabriel dorei esta máteria,temos que superar os problemas do dia a dia e olharmos para frente ,que sempre acharemos uma luz a nos guiar .
    Continue sendo uma LUZ na vida das pessoas . Magda

  11. Ronaldo com certeza é um exemplo para todos nós brasileiros pela sua persistência que resume tudo em “superar as dificuldades”. Abraços!

  12. @Alessandro Concordo, com certeza tem pessoas que se inspiram nele. Grato pela visita e comentário, Abraços.

  13. ANDREIA disse:

    RONALDO
    ACIMA DE SUA GRANDE CAPACIDADE ESTA SUA HUMILDADE

  14. ANDREIA disse:

    RONALDO
    PARABÉNS
    VC JÁ NASCEU COM ESTE DOM

Deixe um comentário