Ambiente de Trabalho saudável nas empresas.

Ambiende de Trabalho nas Empresas

Ambiende de Trabalho nas Empresas

Exercer a função de líder na vida pessoal e profissional exige muito mais dedicação e comprometimento do que nós imaginamos. Muitos líderes de empresas não criam um ambiente de trabalho organizacional saudável e com isso cai a produtividade da equipe e empresa, simplesmente por falta de preparo e aspectos básicos que todos nós conhecemos. Mas por não exercer e praticar no dia-a-dia, acaba influenciando negativamente por toda sua vida profissional e pessoal. Isso também se aplica na relação familiar, podendo causar conflitos intensos nas relações.

Vou falar abaixo brevemente sobre alguns aspectos que todo líder deve praticar para tornar o ambiente de sua empresa saudável, permitindo o aumento da produtividade, motivação em sua equipe, um melhor clima e relacionamento dentro da organização e entre seus liderados. Todos nós buscamos a melhoria contínua, por isso vale a pena ler e aplicar em seu dia-a-dia. Veja abaixo:

Ambiente Organizacional – Tornando um Ambiente de Trabalho Saudável

Metáfora do Jardim

Uma frase de Bill Hewlett (Fundador da HP), que diz: “Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão”.

Eu gostaria de exemplificar e comparar o ambiente organizacional usando a metáfora de um jardim:
A natureza nos mostra a importância de criar um ambiente saudável se quisermos que o crescimento aconteça. Normalmente nós escolhemos um pedaço de terra que recebe muito sol e em seguida trabalhamos o solo para prepará-lo para o plantio. Depois você planta sementes, rega, aduba, se livra das pragas e dá uma “capinada” no jardim de tempos em tempos. E qual o resultado? Crescimento de plantas, flores e frutos.

Mas o que isso tem haver com o ambiente organizacional?

Bem, nós não fizemos o crescimento de plantas, flores e frutos ocorrer, apenas ajudamos. O melhor que podemos fazer é criar o ambiente adequado para que o crescimento se dê, e o resultado são flores, frutos e crescimento das plantas.

A mesma coisa tem que ser feita pelo Líder (igualmente ao crescimento das plantas), criar um ambiente saudável, positivo, tranqüilo e de bom relacionamento entre todos.

Depois de contratar o funcionário com o perfil correto, temos que prepará-lo para desenvolver e exercer a função com a maior qualidade possível. Faça elogios e dê feedback quando se tem um bom resultado (isso motiva os funcionários), procure corrigir os erros de uma forma amigável e exemplar para que o funcionário não cometa mais o erro e melhore sua produtividade, incentive os funcionários com prêmios/bônus quando as metas forem atingidas, trate a todos os funcionários com amor (no sentido, de como você se comporta em relação aos outros), trate-os da mesma forma de como você gostaria de ser tratado e por último, faça sempre a pergunta: O que falta para termos um ambiente melhor?

Pontos que ajudam a ter um ambiente saudável:

  • Seja confiável
  • Seja uma pessoa honesta
  • Dê as pessoas consideração e reconhecimento
  • Mantenha sempre sua palavra
  • Seja um bom ouvinte
  • Demonstre ser uma pessoa positiva e motivada
  • Motive seus funcionários
  • Não fale de outras pessoas pelas costas
  • Use a simples cortesia de um Olá, Por favor, Obrigado, Desculpe, Ótimo trabalho, etc.

O que não devemos fazer:

  • Ser agressivo
  • Descortes
  • Quebrar promessas e compromissos
  • Apunhalar os outros pelas costas
  • Mau ouvinte
  • Arrogante
  • Cheio de empáfia, entre outros.
  • Criticar o funcionário perto de todos os outros, esse funcionário com certeza ficará desmotivado e com raiva de você, diminuindo a produtividade e piorando o relacionamento entre ambas as partes.

Assim como o resultado do ambiente saudável para as sementes são os frutos, flores e o belo jardim, para a empresa o resultado é a ótima produtividade, aumento de lucro, funcionários motivados, ótimo relacionamento dos funcionários, funcionários felizes e um ambiente extremamente apropriado para se trabalhar motivado e tranqüilo.

Caráter, todo Líder deve ter

O Líder tem que ter caráter, pois sem caráter ele não consegue liderar nem a si próprio. Por isso, listo abaixo as características de um excelente líder:

Paciência: Mostrar autocontrole
Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo.
Humildade: Ser autêntico e sem pretensão ou arrogância.
Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes.
Abnegação: Satisfazer a necessidade dos outros.
Perdão: Desistir de ressentimento quando prejudicado.
Honestidade: Ser livre de engano.
Compromisso: Sustentar suas escolhas.
Resultados – Serviço e Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Hoje falamos sobre Ambiente de Trabalho Saudável nas empresas, nos próximos posts falaremos sobre A Importância da Liderança nas Organizações e Responsabilidades e Decisões.

E você, tem mais alguma dica para melhorar o ambiente nas empresas ou residências? Comente!

Me siga no Twitter: @carlini


Be Sociable, Share!

Tags: , ,

18 comentários para “Ambiente de Trabalho saudável nas empresas.”

  1. Rita disse:

    O nosso trabalho é a continuidade de nosso lar; assim,preservar tudo de bom que queremos na vida pessoal, a profissional deve seguir na mesma linha.
    Parabéns pelo otimo artigo

  2. Ingrid BB disse:

    Acredito que não somente relação “intrapessoal” gera um ambiente organizacional. Ambiente também desigina-se organização quanto ao espaço adequadamente conjunto de 5 a 6 sentidos humanos possíveis;limpo, cheiroso, decoração leve estilo: feng shui não fica tão caro, alguns objetos pela sala onde o cliente tenha a necessidade de tatear: sendo revistas, usando a textura de alguma parede, coloque sons agradaveís onde poxa relaxar a mente, mas quando necessario algum som mais eletrônico pra um rendimento maior da produção, falar calmamente não alterando a voz, tenha sempre algum quitute pra degustação, onde cojuntando isso seja estimulado o prazer gozável de desenvolvimento onde se trabalha,enfim teria muito a especificar sobre isso também.

  3. Vaccari disse:

    Cara,
    Show de bola o Artigo..
    Vou mandar aqui para o Pessoal da iBM…

    Parabéns.
    Vaccari

  4. @Vaccari Que bom que gostou, depois postarei mais coisas sobre como melhorar o ambiente organizacional e demais ramificações sobre o tema. Tomara que o pessoal goste também.

    Obrigado pela visita,

    Abraços !

  5. @Ingrid BB Concordo com o que diz, isso é extremamente essencial para termos um ambiente mais saudável. Mas o post diz somente sobre as responsabilidades que o empreendedor e líder devem ter com seus liderados, melhorando a convivência entre todos. A parte de aparência física do ambiente e demais elementos que ajudam também na melhora do ambiente, são de responsabilidade e competência de outros departamentos como RH / Bem-estar, etc.

    Obrigado pela visita,

    Abraços !

  6. @Rita Concordo plenamente, o ambiente tem que ser saudável na vida profissional e pessoal. Obrigado pela visita.
    Abraços !

  7. Biosfera MS disse:

    Infelizmente em órgãos públicos (maioria) não se tem essa visão da “empresa”. E por isso se tem recordes de licenças médicas em alguns estados.

  8. @Biosfera MS Realmente, o setor público é muito carente nesse sentido. Os líderes se acomodam e ficam na zona de conforto, proporcionando esse problema que você disse, recordes de licenças médicas. Obrigado pela visita !

    Abraços !

  9. Claudio Valente disse:

    Sou gerente de uma empresa de transportes de cargas e como tal temos uma carga muito grande de stress no nosso dia a dia.
    Li com bastante atenção vosso artigo e o levei para uma discussão com toda nossa equipe, considerando que toda tese está ligada diretamente ao gestor.
    Daí fizemos algums pergunta:
    Onde fica a responsabilidade de cada membro da equipe?
    Você não acha de como devemos ser e não ser, é de um dever de todos?
    Um forte abraço

  10. Silas David disse:

    Claudio, compreendo sua preocupação, porém acredito que a responsabilidade de cada membro é de manter o ambiente saudável, sendo que quem deve proporcioná-lo é o empreeendedor, tendo cada funcionário o dever de contribuir para que o ambiente permaneça favorável a todos.

  11. MelMar disse:

    O local de trabalho não é extensão da casa de cada um. O local de trabalho é o local de trabalho, é outro lugar diferente da casa de cada pessoa, da intimidade de cada trabalhador, apesar de que com o passar dos anos as pessoas se afiçoam, pegam amor e carinho pelas pelas e ambiente com os quais convivem em anos.Mas no ambiente de trabalho deve-se desenvolver relações de trabalho, relações profissionais e apenas relações profissionais, nada pessoais, amorosas, embora muitas vezes favoreçam o nascer de amizades pelo ponto em comum, que é o trabalho, o local de trabalho.

  12. Lidiane disse:

    o ambiente de trabalho, flui se todos estiverem em um único objetivo, que é o Trabalho. No setor público existe grandes profissionais. Infelizmente, a gestão, a coordenação, a direção, é simplesmente cargo político, onde aquele concursado, aquele que estudou e que tem um conhecimento científico diferenciado Não tem o direito de por em prática seus conhecimentos! Até quando! Aí quando se ver estabelecimento público totalmente desorganizado, péssimo atendimento, faltando instrumento de trabalho. Pode ter certeza que a administração são àqueles Tubarões que indiquem…

  13. Helder disse:

    uma boa harmonia dentro da instituicao e uma forca.
    juntos unidos podemos vencer muita coisa.

  14. [...] Gabriel Carlini Vieira http://fgsolutions.com.br Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos. [...]

  15. [...] Postado no dia 7 de agosto de 2009 na categoria Empreendedorismo | 13.978 visualizações | 14 Comentários » [...]

  16. Claudia disse:

    O artigo inteiro foi baseado no livro “O Monge e o Executivo” e não encontrei nenhuma referência a tal????!

  17. Bom dia Cláudia, tudo bem?

    Sim, o conceito foi baseado no Livro “O Monge e o Executivo” e em outros diversos artigos que me aprofundei antes de escrever. Como não retirei trechos inteiros do Livro, não foi necessário mencionar todas as fontes de estudo.

    Obrigado e agradeço o Feedback.

    Grande Abraço.

Deixe um comentário